Layout do blog

Inteligência Artificial

Mariana Bruzzi
jan. 10, 2022

Inteligência Artificial


Ouvimos muito sobre a Inteligência Artificial (IA) e como ela está cada vez mais presente em aparelhos e sistemas, mas muitas vezes sequer tivemos contato com uma explicação a seu respeito ou paramos para pesquisar sobre o que é de fato.


Saber sobre seu conceito pode ser interessante tendo em vista que a IA pode afetar o funcionamento de organizações, projetos e o uso de outras tecnologias.

O que é?


Uma solução de IA é um conjunto de tecnologias que funcionam de forma sincrônica para formar redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Por exemplo, a percepção de ambiente, o raciocínio, a análise para tomada de decisões, o agrupamento de informações etc.


Onde está presente a IA, observamos soluções tecnológicas que possuem uma operação inteligente, ou seja, que percorre caminhos semelhantes ao que o cérebro humano é capaz de fazer.


Isso significa que a IA também têm capacidade de aprendizado. Conforme seu uso, ela armazena as informações aprendidas e os caminhos já percorridos e registra suas tentativas, seus sucessos e falhas para que aquele mecanismo seja replicado para uma situação futura.

 

É uma tecnologia de alto desempenho que funciona de forma autônoma.

 

“Até 2025, 10% dos dados produzidos virão de IAs gerativas. Haverá um aumento da inovação com IA e uma expansão de novos mercados focados em produção sem repetição. Ela será uma fonte criativa.” – Oraex

 

As IAs gerativas são aquelas que antes de serem colocadas em ação, tem a possibilidade de serem “treinadas”. Para isso, elas recebem uma base de dados e problemas a serem solucionados no contexto desejado, para que quando for à campo, ela já esteja capacitada para lidar com problemas e questões reais.

 


Como surgiu?


Desde 1921, a arte (em forma de cinema, teatro e escrita), já idealizava, de forma fictícia, o que seria a inteligência artificial. O primeiro contato com essa ideia teria sido através da peça de teatro R.U.R. ­– Rosumovi Univerzální Roboti – escrita pelo tcheco Karel Čapek. Essa peça foi responsável por cunhar o termo robô, que apresentava seres humanoides artificiais dotados de inteligência limitada.


Em 1950, surgiu o famoso Teste de Turing, por Allan Turing. O teste serve para analisar se um equipamento conseguiria se passar por um humano.


Em 1956, houve uma conferência no campus da Dartmouth College, em que Nathan Rochester e John McCarthy participaram. Foi aí que John batizou essa área de estudo de Inteligência Artificial.



Quais tecnologias estão envolvidas?


Como falamos anteriormente, a Inteligência Artificial possui diversos componentes tecnológicos que quando agrupados, trazem mais possibilidades de aplicação e maior capacidade de aprendizado. Os principais seriam:


Machine Learning, ou aprendizado de máquina. É um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É a forma como os sistemas aprendem com dados, identificando padrões com mínimo de intervenção humana.


Deep Learning, ou aprendizado profundo em tradução livre, é um tipo de machine learning, porém com a inclusão do reconhecimento de fala, identificação de imagem e previsões. O deep learning configura parâmetros básicos sobre os dados e treina o computador para aprender sozinho através do reconhecimento de padrões em vários níveis de processamento.


Processo de Linguagem Natural (PLN), é a vertente da IA que auxilia a máquina a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. É o que busca preencher a lacuna entre a comunicação humana e o entendimento dos computadores.


Quais os principais benefícios?


Melhorar a tomada de decisão. A inteligência artificial é programada para análises. Ela tem total neutralidade diante dos dados e os organiza facilmente. Seus processos podem envolver correlações, regressões, estruturação da análise dos dados com precisão e exatidão.


Escalabilidade e agilidade. Isso porque a IA pode replicar processos distintos, realizando análises rapidamente e é capaz de encontrar informações rapidamente através de um recurso chamado mineração de textos, que vai no ponto específico.


Redução de erros, riscos e custos operacionais. A solução de inteligência artificial pode ser utilizada no monitoramento de máquinas e sistemas computacionais da empresa. De forma a diminuir erros e aumentar a eficiência das operações. O que também reduz custos e evita dificuldades técnicas e falhas.


Atendimento otimizado ao público. A inteligência artificial possui a capacidade de oferecer atendimento otimizado, com comunicação eficiente, agilidade em transações e personalização ampliada.



Onde se aplica?


Setor Financeiro


Nesse setor, a IA se faz útil pela sua capacidade de análise e processamento de dados. Avalia os indicadores para que sejam tomadas as decisões mais alinhadas ao negócio, podendo fazer sugestões de medidas. Possibilidade para atuação em processos gerenciais, como a automatização de cálculo de preço e avaliação de formas de atingir o melhor Retorno Sobre o Investimento (ROI). Pode atuar na prevenção de fraudes através da análise de concessão de seguros, de créditos e de risco. Concilia transações em massa e fornece uma compreensão das demandas, desejos e expectativas dos clientes que teve interação.



Recursos Humanos (RH)


Gerencia processos de ambientação de profissionais recém-contratados e executa funções mais simples para que os colaboradores possam focar no que realmente necessita de sua mão-de-obra.



Marketing


Colabora no mapeamento de tendências, comportamento e oportunidades com o público em questão. Ajuda no atendimento ao público, de forma muito superior aos chatbots. Identifica os hábitos do consumidor e consegue atingir mais de um consumidor por vez, podendo ser programada para mandar ofertas/alertas quando for oportuno. Uma pesquisa do IDC/Salesforce realizada em 2017, com projeção para 4 anos, avaliou a possibilidade de ampliar ganhos em Customer Relationship Management (CRM) através da inteligência artificial, que seria de US$1,1 trilhão com a sua implementação até 2021.



Operação:


Monitoramento de robôs — Aliada à robótica, a IA pode aprimorar processos fabris ao mapear gargalos e reduzir erros gerados por robôs. Isso devido ao acompanhamento contínuo de sensores, câmeras, equipamentos de telemetria, entre outros dispositivos de monitoramento;


Manutenção preditiva — Ao analisar dados como temperatura, nível de ruído, pressão etc., a IA pode antecipar a necessidade de manutenção antes que um problema afete algum equipamento;


Melhora nas simulações — A IA pode realizar testes em simulações virtuais do parque fabril em busca de processos de maior performance, de disposição otimizada dos elementos da fábrica etc.

 

O que fica claro é que existem infinitas possibilidades de aplicações a serem exploradas pela Inteligência Artificial, cada qual com seus benefícios, tanto para otimizações quanto para o aumento de faturamento. Basta adotar uma solução que faça sentido para os propósitos desejados e estudar sua aplicação para que seja feita de forma satisfatória.


  • Fontes de pesquisa

    https://www.sas.com/pt_br/insights/analytics/machine-learning.html acessado em 06/01/2022


    https://www.sas.com/pt_br/insights/analytics/deep-learning.html acessado em 06/01/2022

    https://www.sas.com/pt_br/insights/analytics/processamento-de-linguagem-natural.html acessado em 06/01/2022


    https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/185885/1638805676Tendencias.pdf acessado em 06/01/2022 


    https://www.totvs.com/blog/inovacoes/o-que-e-inteligencia-artificial/ acessado em 07/01/2022


    https://www.salesforce.com/content/dam/web/en_us/www/documents/white-papers/the-economic-impact-of-ai.pdf acessado em 07/01/2022


Exchande Traded Fund (ETF)
Por Mariana Bruzzi 07 mar., 2024
Entenda sobre o fundo recentemente aprovado para Bitcoins que alavancou o seu valor de mercado.
Blockchain
Por Mariana Bruzzi 29 jan., 2024
Explore e compreenda, de forma profunda, porém simplificada, as tão faladas e cada vez mais usuais blockchains. O conceito por trás da tecnologia que revolucionou transações financeiras, compartilhamento de dados e muito mais.
Cibersegurança
Por Mariana Bruzzi 11 jan., 2024
Com cada vez mais interseção entre a vida no plano físico e no virtual, a necessidade em desenvolver a cibersegurança se mostra cada vez mais urgente. O Brasil aparece em destaque com a maior taxa de dados vazados. Entenda sobre a cibersegurança, conheça seus desafios e as medidas de segurança para adotar ao navegar nas redes.
Por Mariana Bruzzi 22 nov., 2023
Entenda como o Brasil foi de um importador de alimentos, com uma das dietas alimentares mais baixas do mundo (1968) a um dos maiores exportadores mundiais, liderando na exportação de soja. Explore ainda as tecnologias que auxiliam o aumento de produtividade na agropecuária.
Ponte Hercílio Luz em Florianópolis
Por Mariana Bruzzi 11 out., 2023
A Ilha do Silício como destaque no ramo tecnológico: empresas inovadoras, profissionais qualificados e bons centros de formação. Mas, como qualquer negócio, com desafios a serem enfrentados. Entenda tudo a respeito neste artigo.
crianças estudando em tablets
Por Mariana Bruzzi 24 ago., 2023
A tecnologia está no cerne das principais inovações que o setor de educação requer na atualidade para garantir melhoria contínua e atualização com o cenário mundial. Entenda a importância de dar atenção ao setor, bem como seu promissor retorno para os anos vindouros.
Produtos reutilizáveis
Por Mariana Gamboa Bruzzi 18 jul., 2023
A sustentabilidade têm demonstrado relevância em diversas áreas. O varejo é uma que se mostra especialmente relevante, pois há uma exigência do mercado, e principalmente de uma parcela crescente do consumidor em relação a isso. Entenda neste artigo o que pode ser feito para aderir às práticas, acesse dados e veja exemplos.
médico cuidando de paciente criança
Por Mariana Bruzzi 16 mai., 2023
A tecnologia tem ajudado a democratizar o acesso à saúde. Alguns fatores como avanços na medicina, telemedicina, trabalho humanizado e colaborativo entre os setores público e privado, a transformação digital e o conceito de consumerismo estão por trás dessa maior equidade conquistada quando se trata do acesso a esse serviço essencial. Entenda tudo a respeito dessas mudanças e os novos modelos de cuidado em vigência.
cidade inteligente
Por Mariana Bruzzi 13 mar., 2023
As cidades inteligentes vieram para ficar! A tendência é que as cidades fiquem mais inteligentes progressivamente ao longo dos anos. Não há barreiras para ditar os limites que essa inteligência pode atingir! Leia tudo a respeito aqui.
Tecnologia 5G
Por Mariana Bruzzi 12 jan., 2023
A tecnologia 5G já é uma realidade! Ela segue sendo implantada aos poucos no Brasil, mas já está atuante em todas as capitais. Entenda sobre seu funcionamento, bem como os desafios enfrentados para uma cobertura completa da rede no país e quais operadoras oferecem o serviço.
Mais Posts
Share by: